História

Quilombaque: arte, cultura e transformação em Perus


A Comunidade Cultural Quilombaque é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de jovens, moradores de Perus, bairro periférico situado na zona noroeste de São Paulo e que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais, onde as maiores vítimas são os jovens.

O envolvimento com a arte - forte característica presente no grupo - se revelou uma alternativa de enfrentamento a situação, proposta na qual rapidamente centenas de outros jovens aderiram agregando múltiplas formas de expressões artísticas e manifestações culturais caracterizando e legitimando a missão da organização.

Autonomia

O ideal da Quilombaque pode ser resumido da seguinte forma: “Promover a produção e a difusão, proporcionando aos moradores, principalmente os jovens, a experimentação, fruição e expressão das diversas e diferentes formas de manifestação artístico-culturais e empoderar o desenvolvimento social,educacional,ambiental e econômico local sustentável”.

Principais objetivos:

- Agregar e congregar artistas, agentes e equipamentos socioculturais proporcionando a troca e a convivência multicultural, desenvolver pesquisas, programas, projetos e oficinas de formação artística e profissional, eventos e espetáculos diversos;

- Promover eventos e espetáculos, ampliar a consciência política e ambiental e o desenvolvimento local sustentável através da economia da cultura;

Principais atividades:

Desenvolvidas ao longo destes 4 anos, os eventos e atividades da Quilombaque envolveram e atingiram cerca de 30 mil pessoas diretamente.

- Cursos e Oficinas de Percussão, Danças, Circo, Marchetaria, Libras, Redação, Teatro, Hip Hop, Grafite, Educação Ambiental.

- Promoção de atividades de cinema, teatro, música, debates, exposições de fotografia e artes, esportivas, festa junina, saraus, feiras de artesanatos.

- Participação intensiva e expressiva em atividades sociais, na luta contra o Lixão, Contra o Racismo, Dia Internacional da Mulher, Dia das crianças, carnaval de rua, em defesa da educação, no Forum de Desenvolvimento Local, Rede de Movimentos Sociais e Plataforma Urbana (UNICEF).

- Com o Bloco Refúgio diversas apresentações e cortejos na região, e participação no carnaval de rua do bairro e oficial da cidade.

Ponto de Cultura


No final de 2009, o projeto foi selecionado pelo Ponto de Cultura, um programa de incentivo à cultura do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. As ações e atividades começaram a todo vapor já no começo de 2010. Em menos de dois meses já foram realizados eventos de hip hop, sarau, festa de lançamento do Ponto de Cultura, cinema, teatro, Tribuna Hip Hop, intervenções com música na praça e abrimos inscrições para diversas oficinas: tricô e crochê, capoeira, fotografia, percussão, Libras, permacultura e vídeo.

Uma das características do Ponto de Cultura Quilombaque é congregar e reunir todos os grupos culturais da região e trabalhar junto com todos eles. A intenção do projeto não é só sacudir com muita arte o bairro de Perus, mas também os bairros vizinhos (Jaraguá, Anhanguera, Brasilândia e Taipas). Para tanto, todo mês levamos intervenções culturais para estes lugares (hip hop, cinema, teatro e cortejo de percussão).

Comunidade Cultural Quilombaque
Travessa Cambaratiba, 05 - Beco da Cultura - Perus (ao lado da estação de trem Perus e da Praça Inácio Dias)

Telefone: (11) 3917-3012
E-mail: quilombaque@gmail.com
Orkut 1: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=6211627204010919636
Orkut 2: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16461599230157591309
Twitter: http://twitter.com/Quilombaque
Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100000912861573&ref=profile
Álbum Fotos Picasa: http://picasaweb.google.com/quilombaque2
YouTube: http://www.youtube.com/user/quilombaque