sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parque Linear

Fique ligado: projeto precisa de participação de Perus


Você sabe o que é um parque linear? E crédito de carbono? Está por dentro do projeto que será implantado em Perus até 2012? Não? Então recomenda-se ficar mais atento, porque o plano ambiental - que vai percorrer o córrego Ribeirão Perus desde o rodoanel até as proximidades da estação de trem - está sendo desenvolvido e precisa da participação maciça da população do bairro, que deve dizer como seria um parque ideal. Fique ligado, participe, discuta, pesquise, ative!

As reuniões estão acontecendo e muitas decisões estão sendo tomadas. Ligue na Subprefeitura de Perus e informe-se (3396-8643). Leia abaixo uma explicação sucinta de como será o Parque Linear Perus:

O bairro de Perus passa por um momento muito importante de sua história. Um parque linear - projeto que utiliza o dinheiro do crédito de carbono, a que o bairro tem direito pelos irreparáveis 30 anos de lixão, hoje desativado - vai ser construído até 2012 e pretende oferecer diversos equipamentos públicos para a comunidade (quadras esportivas, pesqueiros, viveiros, ciclovias, áreas recreativas, culturais e de educação ambiental, dentre outros). No entanto, o projeto prevê também desalojamentos de muitos moradores por onde o parque vai passar - ao lado do Ribeirão Perus, indo do Rodoanel até a região central, próximo à Praça Inácio Dias.

E onde a Quilombaque entra nesta história toda? Nosso espaço cultural, onde também desenvolvemos diversas atividades de permacultura (hortas, atividades de recuperação da margem do rio, construções sustentáveis, reciclagem de alimentos e educação ambiental) está localizado ao lado do córrego e corremos o risco de também ser desalojado, pois tudo o que está a 15 metros de ambas as margens do rio será retirado. Mas nós não queremos discutir só isso. Questionamos, na verdade, todo o projeto do Parque Linear e suas contradições. Uma delas: por quê o rio não será despoluído? Uma ciclovia ao lado de um rio sumariamente degradado - o esgoto do bairro inteiro vai para o córrego - significa qualidade de vida? A população realmente está sabendo do proejto que será implantado? Como vai funcionar a gestão, segurança e fiscalização de um parque de tamanha proporção?

A Quilombaque está de olho e ativa na discussão e convoca toda a comunidade para participar deste debate, que deve ser público!


Foto: Eder Márcio (aluno fotografia)

Nenhum comentário: