segunda-feira, 15 de março de 2010

Fala hip hop!

Tribuna começa discutindo momento atual do hip hop


No último dia 06/03 começou um diálogo entre integrantes da cultura Hip Hop e pessoas interessadas em contribuir na transformação de nossas periferias por meio iniciativas inovadoras. O Tribuna Hip Hop é uma proposta da Comunidade Cultural Quilombaque - que tornou-se Ponto de Cultura em 2010 - de chamar membros do movimento para discutir seu atual momento e sua inserção na sociedade. O próximo encontro, que é mensal, está marcado para o dia 10 de abril.


No primeiro encontro tivemos a presença de MC’s, DJ’s, B.boys, Grafiteiros, representantes de coletivos, simpatizantes do movimento, escritores e militantes. A discussão é importante pois pensamos juntos quais programas podem ser de interesse para a cultura hip hop e como podemos voltar a fortalecer esta cultura nas periferias de São Paulo, que é bombardeada diariamente pela indústria cultural vazia. Algumas questões foram postas na mesa durante o encontro, entre elas a constatação de que nossas crianças estão se espelhando em uma realidade cultural que não é a nossa.


Indagamos também quais seriam os pontos vitais para a conscientização da molecada, ressaltando a influência negativa da mídia na formação de opinião e no incentivo ao não exercício do pensamento crítico. Portanto, a Tribuna Hip Hop pretende ser um fortalecedor de toda dinâmica já existente, mas também motivar outras ações, como exercício de cidadania, conscientização social, política e cultural, contribuir para elevação da auto-estima, reconhecimento da diversidade e crença na capacidade de organização e criação de cada indivíduo dos bairros. Pois desta forma o morador da periferia se reconhece como cidadão que se desenvolve integrado às suas comunidades.


A partir disso, quem mora em lugares mais afastados e sem muitas opções de lazer podem criar novas formas de entendimento do mundo, de valorização de suas ancestralidades e também novas opções de reconhecimento, qualificação e projeção da sua vida social e comunitária, como a criação de novos coletivos em prol da arte e da cultura no bairro (espaços de música, cinema, teatro, literatura), fomentando, dessa forma, a dinâmica econômica local.


Texto: Kelly Cerqueira

Fotos: Silvio Luz

Nenhum comentário: