segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Imagens mágicas

Curso de fotografia encanta e desperta novos olhares

A sensação de ver a primeira foto sendo revelada no laboratório fotográfico adaptado no banheiro da Comunidade Cultural Quilombaque é indescritível. Sempre que a porta se abria, um aluno saía eufórico, admirando a proeza de ter fotografado com uma lata pela primeira vez. A oficina com a técnica pinhole (buraco de agulha, em inglês) aconteceu durante todo o fim de semana (16 e 17/01) e contou com a participação de jovens, adultos e crianças. Para fechar o curso intensivo, será realizada a última aula no próximo sábado (23/01), das 9h às 16h.

Com aula teórica mostrando a história e os processos da invenção da fotografia, a construção de uma câmara escura com uma caixa de sapato e a confecção da câmera fotográfica com uma lata com tampa de alumínio, além de toda a explicação detalhada do processo de revelação da foto, os alunos puderam entrar em contato com o mundo mágico da fotografia, começando pela técnica mais artesanal e gostosa de fazer. As aulas são dadas por Rodrigo e Ozana, coordenadores do projeto Click na Lata, da zona leste.

Foi e está sendo uma experiência reveladora de novos olhares e novas percepções do mundo que nos rodeia. Confira abaixo algumas das fotos mágicas tiradas com lata na oficina de pinhole:

Nenhum comentário: