terça-feira, 17 de novembro de 2009

É PONTO DE CULTURA!

Quilombaque e CEPODH: semente gerando frutos

Perus

O salão nobre da Secretaria de Cultura de São Paulo estava lotado. As pessoas enchiam todos os cantos do espaço para ouvir o anúncio dos 300 Pontos de Cultura do Estado, na última segunda-feira (16/11). Depois de alguns discursos, veio a ansiedade por ouvir o nosso nome em alto e bom som. A apreensão era tão grande que tremer era inevitável e roer as unhas então, nem se fala. Mas dessa vez não houve engano: o CEPODH e a Comunidade Cultural Quilombaque conquistaram o Ponto de Cultura, com muita comemoração e direito à lágrimas, gritos de euforia e largos sorrisos.

Parabéns a todos que se envolveram no processo de construção deste projeto. Parabéns a todos que estão sempre conosco e compartilham o ideal de mudar o mundo por meio da arte, da cultura e da educação. Perus e região nunca mais serão os mesmos. A palavra REVOLUÇÃO aparece muitas vezes por aqui, mas não há como não perguntar sempre: quer armas melhores do que estas que temos em mãos?

A conquista é mais do que merecida, e não é só nossa. É de todo um bairro, de toda a região noroeste e municípios vizinhos. É de pessoas comprometidas com a transformação de um lugar, de vidas, de pontos de vista. Nossas ideias estão em ebulição, comemorando entusiasticamente a certeza da mudança e da vitória. Viva o Centro Cultural Quilombaque! Viva a todos nós, guerreiros, resistentes, que não deixam os obstáculos ser maiores do que os queremos! Hasta la victoria siempre!

Para conferir a lista dos 300 Pontos de Cultura selecionados, clique aqui. Abaixo segue um poema emocionado de Nado Itaguary, integrante do grupo Amigos da Sandice e presidente do CEPODH:

Um ponto que marcará um ponto,
Um ponto de cultura na gente,
Um ponto de expressão diversificado,
Um ponto de afirmação, antes uma interrogação,
Um ponto de tu e de todos,
Um ponto comum, de comunidade,
Um ponto negro, de raça, de graça, de alegria,
Um ponto que cê pode participar,
Um ponto de encontro, de café, de idéias, de práticas,
Um ponto de paz, de aconchego, de luz,
Um ponto de vai e vem, perto da estação de trem de Perus,
Um ponto de mudanças, de reencontros com nossas raízes culturais,
Um ponto de manifestação do não ser, dos sem nada, dos daqui antes da ponte da marginal,
Um ponto no corpo livre, livre de toda a exploração do capital e da alienação da "indústria cultural",
Um ponto perto de nós, um ponto pra nós, um ponto do Estado de São Paulo, um ponto do Brasil,
Um ponto que vale mais que um quilo, vale um Quilombo, uma Quilombaque, uma resistência, um sonho, uma luta, uma rebeldia,
Um ponto, não um ponto qualquer, um ponto de questionamentos, de perguntas, de criticidade, de democracia, de partilha, de experiências, de solidariedade, de VIDA.

9 comentários:

Comunidade Cultural Quilombaque disse...

Tomo a liberdade de postar o primeiro comentário em nome do Soró, que nos enviou isto por e-mail. Abraços, Silvio.

"Reza a lenda, que se não existe, estou criando agora, que é sempre bom ter um poeta por perto, para todas as horas. Eles costumam ver o que não vemos e falam o que não dizemos. Há muito tempo atrás, numa destas situações paradigmáticas, um amigo poeta e educador, Edmir, me saiu com esta: "Eles ceifaram as flores do jardim de brincar de nossas crianças. Mas o que eles não sabiam é, que no bolso trazíamos as sementes e que na terra, embaixo de nossas unhas, ainda é primavera!". Pra você (Nado), pra Shirley, pra Ligia, Dedê, Fofão, Meu mestre de honradez e dignidade na luta Silvinho, Jana, Derlei, Robinho, Buzzy, Jamico, Julianas, Fernanda, Zion, Clevinho, Cão Miúdo, Nathália, Dona Aurora, Ivete, Dú, Roque, Deborah, Raul, Tainá, Pedro e Pedro, Mateus, Ana Clara, Valéria, Valmir e a galera porreta do Pandora, Cami, Sérgião, Tata mesmo com todas as brigas, Bonga, Daniel, Vagner, vixe....... vai ficar pequeno!
É nosso!!! Conquistado!!!" José Queiroz(Soró)

Unknown disse...

Confesso que acompanho à distância o trabalho do Quilombaque, desde quando começei a seguir o blog. Ainda não tive a oportunidade de ver de perto suas realizações. Mas não posso deixar de imaginar a emoção de ver um trabalho reconhecido e valorizado em forma de um Ponto de Cultura. Já trabalhei em um projeto semelhante e sei o quanto a batalha é árdua, longa. Parabéns a todos vocês. Mostraram que são bons de "briga". ABS
Lau

Diego disse...

Toda a região e todo ser humano que resiste ante as adversidades deve comemorar essa conquista. Parabéns Comunidade Quilombaque!!!
Muito trabalho e muita luta vem por aí. Força pra nóis!!!
Diego
Coletivo Cultural Poesia na Brasa

Clovis disse...

Parabéns a Comunidade Quilombaque!

Um abraço a todos

Clovis

Larte Sprocati disse...

______Amigos da Comunidade Quilombaque, mesmo longe procuro acompanhar os passos culturais desta comunidade, sempre tive a certeza de que a cultura Quilombaque, já estava cravada no coração da cultura humana, parabéns a todos aqueles que estão envolvidos neste grande e maravilhoso projeto cultual.
Um grande abraço ... Laerte Sprocati

" O HOMEM QUE NÃO RESPEITA A VIDA SE TORNA INISIVEL DIANTE DA SUA ALMA, O HOMEM QUE NÃO RESEITA A CULTURA SE TORNA INVISIVEL DIANTE DA COMUNIDADE QUILOMBAQUE "(Laerte Sprocati)

LAERTE SPROCATI disse...

Amigos da Comunidade Quilombaque, mesmo longe procuro acompanhar os passos culturais desta comunidade, sempre tive a certeza de que a cultura Quilombaque, já estava cravada no coração da cultura humana, parabéns a todos aqueles que estão envolvidos neste grande e maravilhoso projeto cultural.
Um grande abraço a todos... Laerte Sprocati

" O HOMEM QUE NÃO RESPEITA A VIDA SE TORNA INISIVEL DIANTE DA SUA ALMA, O HOMEM QUE NÃO RESEITA A CULTURA SE TORNA INVISIVEL DIANTE DA COMUNIDADE QUILOMBAQUE "(Laerte Sprocati)

Anônimo disse...

Parabens, camaradas!!!!
sei que isso representa um grande salto na luta.
Que continue jorrando inspiracão e cultura do quilombaque e CEPODH!

abs

thiago (cabelo)
rede emancipa

Ôxe disse...

Parabéns a todos e todas do CEPODH e da Comunidade Cultural Quilombaque pela merecida conquista! Certamente novos tempos se abrem para Perus e região. Nós aqui do fundão (Francisco Morato) estamos na torcida e procurando humildemente nos inspirar na caminhada de vcs!

Parabéns e muita força para todos aí!

Hasta la vitoria siempre!


Um forte abraço!
Equipe Ôxe!

Anônimo disse...

Ola mano passei pra te desejar tudo de bom, e parabéns pelo seu trabalho....bjus no coração estou com saudades....

Sua Mana

Sheila Sprocati Piloto

Curitiba Paraná